terça-feira, 17 de julho de 2012

Psicologia // Psicanálise

       X         
       Muitos confundem a Psicologia Clínica e a Psicanálise. Estas ciências possuem objetos de estudos específicos no nosso cérebro. Quer saber mais?


     PSICOLOGIA
     A psicologia estuda os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais. Estuda a forma como construimos nosso conhecimento sobre o mundo e sobre nós mesmos; a forma como nos expressamos através de comportamentos; e nossos sentimentos, através de nossas emoções. Possui várias áreas de atuação: clínica, escolar, organizacional, hospitalar, jurídica, institucional, entre outras, onde os aspectos mencionados são observados e abordados conforme a tais especialidades.
     PSICOLOGIA CLÍNICA
     A Psicologia Clinica, aquela que realiza psicoterapia, psicodiagnósticos, avaliação psicólgica, entre outras funções, utiliza abordagens teoricas de modo a dar expressão à sua compreensão dos fenomenos e orientar procedimentos e psicoterapias. As principais teorias utilizadas pelos psicólogos são: Centrada na Pessoa, Gestalt, Cognitivo-Comportamental, Analítica e Psicanalítica.
     Escolher a abordagem psicanalítica não faz do psicólogo um psicanalista. Trata-se de uma metodologia de trabalho. Para se tornar um Psicanalista, o psicólogo, deverá cursar uma escola de Psicanálise (cerca de três anos). A Psicanálise não é restrita apenas a psicólogos e médicos.
     A psicologia não atua na medicalização, mesmo tendo conhecimento da atuação dos psicofármacos. Apenas médicos psiquiatras e neurologistas possuem conhecimento e condições de prescrever psicofármacos mais adequados.
      PSICANALISE
      A Psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, no final do século XIX. Seu objeto de estudo é o funcionamento psíquico do homem tendo como ponto de partida o inconsciente. Consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. Ao tomar consciencia  dos significados, o sujeito se reorganiza psiquicamente, proporcionando a eliminação dos sintomas.
     Diferença:
     A Psicologia Clínica possui maior abrangencia e flexibilidade quanto ao estudo dos fenomenos psicologicos que incluem as instancias conscientes e inconscientes. A Psicanálise possui um corpo teórico específico e metodologia própria, sendo seu eixo os fenomenos inconscientes.

Luciana Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será considerado em poucos dias. Aguarde.