domingo, 10 de junho de 2012

Psicologia. Você sabe o que é?

               

Alguma vez alguém já lhe disse "ah, isso é psicológico"? 
Ou mesmo recebeu a sugestão de alguém para procurar um psicólogo?
Psicológico? Psicólogo? Psicologia? O que é isso?


  A Psicologia ocupa-se dos processos mentais, ou seja, ela estuda nossa mente, alma. Do  grego Ψυχολογία (psykhologuía) , onde ψυχή (psykhé) significa, "alma"ou "mente" e λόγος (lógos) significa "palavra", "razão" ou "estudo". Ou seja, é uma ciência que estuda o desenvolvimento da mente e seus reflexos comportamentais.  Processos como pensamentos (razão), sentimentos (emoções), intuições, percepções, sensações definem a forma como agimos no mundo. Nossos comportamentos são a expressão do nosso ser. Portanto, algo psicológico é algo criado pela sua mente.

     A psicologia surgiu no século XIX, em 1879, através do médico e fisiologista alemão Wilhelm Wundt quando este criou o primeiro laboratório para experimentos psicológicos.  Antes estava associada a Filosofia, sendo considerada desde os filósofos gregos. Wundt queria estudar as reações a simples estímulos realizados sob condições controladas. Tinha objetivo de dar a Psicologia uma base científica ao levantar dados sistemáticos e objetivos que poderiam ser refeitos obtendo-se os mesmos resultados por outros pesquisadores.  Este seu trabalho foi chamado Estruturalismo, pois visava entender o que é a mente e como funciona, sua estrutura. Em seguida surgiu o Funcionalismo através do filósofo e psicólogo americano William James. Ampliando estudos sobre o funcionamento da mente, Kurt Koffka, médico alemão, formula a teoria da Gestalt, afirmando que as partes nunca poderão proporcionar a real compreensão do todo.
     O desenvolvimento da psicologia prosseguiu baseando-se em vertentes filosóficas:
Behaviorismo - comportamentos determinados pelo meio em que vive;
Humanismo - homem como ser intencional, dono de seus atos e consciência;
Cognitivismo - homem é constituído nas suas relações como o meio a sua volta;
Sócio-histórica - contextos sociais e históricos interagem com o homem.
     Ser psicólogo é atuar nos processos mentais de modo a promover saúde mental. De acordo com a vertente escolhida, a ação da psicólogo apresenta-se como facilitadora da expressão de processos aprisionados na alma. Atuando individualmente, como no caso da Clínica, ou coletivamente, como nas ações comunitárias e sociais, o psicólogo há de trabalhar para o bem-estar no mundo.
      Aqui no Brasil, pouco mais de 100 anos depois, em 1962, a Psicologia foi regulamentada pela Lei n°4119. Desde então vem crescendo o numero de profissionais pelo país, especializando-se nas mais diversas áreas (Clínica, Jurídica, Organizacional,Trânsito, Social, Hospitalar, entre outras).

Por Luciana Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será considerado em poucos dias. Aguarde.